Fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, é passageiro, mas o que não se vê é ETERNO!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Viver a Palavra




“Quem sabe escutar não só se torna simpático aos outros, mas depois de algum tempo acaba por aprender alguma coisa” escreveu Wilson Mizner. Justamente!
Não basta escutar. Escutar, mas para viver. O jovem rico não aceitou. “Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e depois segue-me!” – diz-lhe Jesus. Esta é uma proposta dirigida a todos. Mas o jovem pensava que bastava ser bom. É preciso algo mais: viver dia-a-dia o seguimento de Jesus. Viver dia-a-dia segundo as bem-aventuranças.
Para nós cristão, jovens, não basta fazer uma profissão de fé. O difícil é viver dia-a-dia segundo essa palavra, isto é, segundo a vontade de Deus.
Há pessoas que têm a coragem de viver segundo o Evangelho, mesmo contra a corrente. Pedro é um exemplo típico. Quando a maioria abandona Jesus porque as suas palavras são duras e difíceis, Pedro assegura a sua fidelidade: “A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68-69).
O convite à escuta continua de pé, é permanente. Escuta – diz-nos o Senhor. Mas há muitos ruídos à nossa volta; muitas vozes, muitas atracções, muitos outros convites. Somos inundados de vozes, de palavras, de propostas, de ruídos. Como filtrar? Como fazer uma triagem de tudo?
Para isso só parando; só oferecendo-se os tempos, os espaços e os meios indispensáveis: leitura da palavra de Deus, silêncio interior e exterior, reflexão, partilha, oração. É isso que oferecemos nas nossas actividades, nos nossos encontros, aos jovens individualmente e em grupo que nos procuram.
Também a ti dirijo este convite: procura espaços, tempos, para escutares o que Jesus de Nazaré tem para te dizer. Não é tempo perdido. “Quem fala semeia; quem escuta recolhe” dizia Pitágoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário