Fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, é passageiro, mas o que não se vê é ETERNO!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não quero minha vida igual a tudo que se vê


Nós humanos estamos em constante mudança, e isso é maravilhoso... mas a sociedade, o mundo em geral está mudando para pior ou para melhor?

Não sei dizer em porcentagem se estamos mais para melhor ou para pior, vou expor aqui o quê venho vendo, acompanhando e vivenciando. Você algum dia já se questionou o porquê as pessoas não possuem mais valores e respeito, por exemplo?
Creio que haja muitas explicações para a falta de valores e respeito, mas vou citar algumas: excesso de tecnologia, uso indevido da internet,excesso de TV não agregando valor, pressão...
A tecnologia, a internet trouxe para cada um de nós muitas oportunidades, crescemos e nos desenvolvemos como sociedade e como pessoas, mas será que todos nós temos o bom senso para utilizarmos esses meios e recursos da melhor forma?
Vejo que hoje temos dificuldade de viver com a diversidade apesar de falarmos com pessoas do mundo todo, o diferente nos assusta e, buscamos cada vez mais viver e conviver com pessoas iguais a nós, minimizando assim nossa tolerância pelo diferente, o que é ruim, pois acabamos vivendo como a massa, pois nos falta senso crítico e analítico para evoluirmos como pessoas e consequentemente como sociedade.
Sinto no dia a dia a realidade virtual invadindo nossa vida real e, parece que ninguém se dá conta disso. Hoje todos são iguais, compreendo que a globalização nos ajuda nesse processo de "mesmice", mas cada um de nós temos nossa missão, nossa marca, nosso slogan, nossos projetos, nossas particularidades, mas parece que esquecemos isso... todos se vestem iguais, o comportamento do ser humano é o mesmo no trabalho, com os amigos, com a família, na academia...
As pessoas parecem não pensar antes de falar, a velocidade da nossa conexão (eu+mundo) não permite o cérebro processar o que se pode, o que se deve, simplesmente fazemos, afinal vivemos em uma sociedade que nos pressiona até dormindo, e com isso não pensamos, não refletimos nossas ações e atitudes, não analisamos, não questionamos, pois todo mundo vive estressado, e isso pode gerar um desconforto no outro, ou pior ainda, eu estou certo em tudo e você está errado. O egoísmo atingiu a humanidade em cheio. O que importa sou “eu”, o que “eu tenho”.
O legal hoje: é ter seguidores, ficar ligado no celular 24h por dia, como pessoas que passaram por uma lavagem cerebral e necessitam ver seus emails até dormindo, é não dialogar com os mais próximos, mas ficar postando tudo sobre a sua vida nas redes sociais, é não produzir conhecimento e sim adquirir informação apenas via WEB... cuidado, pois dessa forma estamos fadados ao fracasso.
Você já ficou observando como uma família se comporta quando estão juntos em um restaurante, por exemplo? O pai fica ligado em seu iPhone, ou seu BlackBerry de última geração – vendo emails, respondendo emails ou fazendo ligações, a filha fica grudada em seu ipod, tira o fone do ouvido apenas para fazer o pedido ao garçom, o filho está jogando em seu celular ou em seu PSP e, a mãe, essa fica sem ter o que falar e com quem falar então ela olha para os lados, para as unhas que precisam ser feitas e, às vezes fica mexendo no celular para não ficar fora do contexto... hoje esse é o exemplo de nossa família, esses são os valores da nossa sociedade.
Onde está o respeito, os valores, a conversa, as risadas, a troca de experiência, o interesse por aqueles que dividem o mesmo teto com você? Onde está o bom senso? Cadê o equilíbrio?
Se você é assim ou conhece alguém assim, ajude essa pessoa encontrar o ponto de equilíbrio, pois não podemos viver achando que somos apenas personagens virtuais em um mundo real.


Seja Feliz!!! Tenha bom senso, seja analítico e reflexivo, ore ao Espírito Santo para que te conceda esses dons e permita que você não caia na tentação de viver como a massa, atenda o chamado de Deus para viver com um ser humano de respeito, de amor e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário